terça-feira, 7 de agosto de 2012

Problemas laterais II


Portugal, 7 de Agosto de 2012

Como referi no texto anterior “a pré-temporada do Benfica é normalmente marcada por debates que a comunicação social lança, e que dada a sua repetitividade, ou seja, dado que ano após ano há sempre um tema novo que se prolonga durante a época. Na minha opinião isso é premeditado, pretendendo entreter os benfiquistas e desviar a atenção dos problemas graves que irão acontecer com a arbitragem. Em particular com esta, que é a componente administrativa mais influente na definição do campeão.

Este ano o tema é, a adaptação do Melgarejo a defesa esquerdo vs utilização de Luisinho, e a falta de um substituto ao nível do Maxi Pereira.

A importância da comunicação social percebe-se no facto de tantos analistas de referência e cidadãos de topo deste país, como Bagão Félix na BOLA, ou João Paulo Guerra no jornal Benfica, dedicarem demasiadas palavras (na minha opinião) a este “não assunto”. Este último escreveu na edição de 27 de Julho que “a demanda de um defesa esquerdo e também de uma alternativa para o lado direito, é uma velha questão. Já vem de longe”.

Este tipo de opiniões não passa de um conjunto de banalidades, facilmente demonstrável. Se este tipo de questão já vem de longe, porque razão não se falou disso no ano do título? Ou no ano seguinte? Porque razão se centrou a polémica em Roberto? E na época seguinte, nas “invenções” de Jesus? Só mais tarde veio a polémica com Emerson apenas porque Capdvilla não fora inscrito para a Champions? Se tudo isto é tão óbvio porque cargas de água se espera que alguém na comunicação social, fale da adaptação do Melgarejo, para depois virem as carpideiras do costume, chorar atrás do tema?

Vejamos a pré temporada dos nossos rivais SCP e FCP. O SCP perdeu 1-0 com o Charlton (2ª Liga inglesa), os defesas laterais foram Pereirinha e Ínsua, ganhou ao St. Étienne 3-1 com Cedric e Pranjic, perdeu 1-0 com o Getafe com Pereirinha e Pranjic, empataram 0-0 com o Atlético (2ª Liga de Honra) com Pereirinha e Ínsua, empataram 0-0 com o Belenenses (2ª Liga de Honra) com Cedric e Pranjic, ganharam 2-0 ao Sheffield Wednesday (2ª Liga inglesa) com Pereirinha e Ínsua, vendceram 3-1 o Atléhtic Tehuan (Marrocos) com Cedric e Ínsua.

Os mais atentos irão concluir que o SCP utilizou 2 defesas direitos, Cedric e Pereirinha, sendo que este último é um médio adaptado, e também utilizou 2 defesas esquerdos, Ínsua e Pranjic, sendo que este último é um médio adaptado. Há problemas nas laterais do SCP? Há necessidade de boas alternativas para os “donos do lugar”? Os laterais de raiz garantiram melhores resultados ao SCP do que os adaptados? A mesma comunicação social tão “preocupada” com o Benfica, neste caso não tem opinião.

Quanto ao FCP, jogou com os defesas laterais Djalma e Mangala, contra o Evian (vitória 1-0), com Djalma (depois Sereno) e Mangala contra o Celta de Vigo (vitória 3-0 graças ao Carlos Xistra), Djalma (depois Miguel Lopes) e Mangala contra o Santa Clara (2ª de Honra e erros de arbitragem a favor do FCP, árbitro Pedro Cabral), Miguel Lopes e Sereno contra o Valência (empata 1-1, derrota nos penaltys com 4 remates falhados pelo FCP - inédito), Miguel Lopes (depois Sereno) e Mangala contra o Lyon.

Resumidamente, o FCP utilizou 3 defesas direitos, Miguel Lopes, Sereno e Djalma, sendo que os dois últimos jogavam originalmente no eixo da defesa e como médio ala, e dois defesas esquerdos, Mangala e Sereno, ambos originalmente defesas centrais.

Ou seja. O FCP e SCP utilizaram nos jogos de pré temporada 5+4= 9 defesas laterais, sendo que apenas 2 são laterais de raiz, os restantes são improvisos dos actuais treinadores. 

Ora em face disto, qualquer pessoa com um mínimo de senso percebe que afinal todos os treinadores adaptam jogadores, perdão, o Jesus inventa, os outros adaptam, a defesas laterais. Infelizmente uma boa parte dos adeptos do Benfica, continua a não perceber que este debate acerca dos defesas laterais apenas visa outras finalidades, que não ajudar o Benfica a ser mais competitivo por via da estabilidade. Pena que continuem sem perceber a lateralidade deste tipo de assuntos. Inclusive Bagão Félix e João Paulo Guerra...

1 comentário:

  1. Se os adversários cometerem erros, nós também podemos cometer!
    Esta cena do lateral esquerdo é claramente uma invenção - todos percebemos isso! O Benfica está muito bem servido!

    ResponderEliminar