segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Camarada Vasco

Portugal, 2 de Maio de 2011

As nomeações dos árbitros, representa um dos “segredos” sobre como funciona o “sistema” na parte que diz respeito à arbitragem. Digamos que as nomeações são um indicador de como o “sistema” vê as arbitragens dos homens do apito, em função dos erros que cometem e da sua tendência.

Como já aqui escrevi nos textos intitulados “crónica de um título anunciado”, o campeonato ficou entregue na 1ª jornada quando o árbitro do Benfica – Académica perdoou 4 lances para grande penalidade a favor do Benfica, todas em situações de empate 0-0 e 1-1, e no dia seguinte Paulo Batista perdoou 1 penalty contra o FCP, com possível expulsão do Álvaro Pereira (o avançado da Naval está enquadrado com a baliza), e assinalou 1 penalty inexistente a favor do FCP ao mn 83, que valeu 3 pontos para o FCP. Quem assim erra, não erra por acaso. E quando não se erra por acaso, esses erros vão acontecer quando o “sistema” precisar que aconteçam para não deixar cair o FCP.

Qual a leitura que o “sistema” teve desses erros? Volto às nomeações. Estes 2 árbitros não foram seleccionados para arbitrar na 2ª jornada. Mas na 3ª jornada foram ambos escolhidos para arbitrar na 2ª de Honra. E na 4ª jornada já estavam a arbitrar na 1ª Liga. Uma primeira conclusão é óbvia: errar a favor do FCP ou contra o Benfica, tem exactamente o mesmo tipo de avaliação por quem nomeia os árbitros, permitindo-lhes “facturar” 800 euros por jogo na 2ª de Honra e 1100 euros na 1ª Liga.

Para tirarmos uma 2ª conclusão, teremos de lembrar o jogo da final da Taça da Liga, onde Lucílio assinalou 1 penalty inexistente que deu o empate ao Benfica e apesar de ter tido muitos erros disciplinares a favor do SCP, devido ao vendaval mediático que se abateu sobre esse erro que beneficiou o Benfica, Lucílio acabou por ser excluído das nomeações durante 6 semanas! Como se vê, aqui o critério foi distinto do aplicado a Paulo Batista que errou a favor do FCP.

Quem não percebe o poder das nomeações na definição de uma certa lógica de actuar por parte dos árbitros, é melhor dedicar-se à pesca ou ao golfe, duas modalidades que já se praticam no nosso clube.

Dito isto, quando se soube que seriam dois árbitros do Porto a arbitrar os jogos de Benfica e FCP, nomeações que saíram antes da realização da 1ª mão dos jogos da Liga Europa, ficou para mim evidente que ambos iriam influenciar os jogos de Benfica e FCP. No caso do Benfica tentando tirar pontos para tirar partido de algum desânimo que se instalou nos adeptos após a Xisrrota na Taça de Portugal. No caso do FCP, e com Setúbal a precisar de pontos, iriam tentar impedir que FCP perdesse pontos e tivesse jogadores lesionados.

Por acaso as coisas correram bem ao FCP na 1º mão da Liga Europa (destaque contudo para o estranho penalty que deu o empate ... depois do intervalo) e o efeito das nomeações ficaram neste caso um pouco diluídos. Tanto assim que o treinador do FCP até fez algo que até aqui não tinha feito de forma evidente: geriu o plantel e poupou 6/7 titulares conforme o critério de contabilização dos mesmos. Mas ficou o Benfica à mercê de Vasco Santos, o árbitro que nas escutas aparece bem recomendado por gente do FCP.

O camarada (camarada do “sistema” entenda-se) Vasco, teve contudo uma actuação que veio provar a minha tese de que existe um manual de arbitragem. De facto, querendo agradar aos amigos do “sistema” e continuar a merecer a confiança para as nomeações (1100 euros por jogo é uma boa “renda”), Vasco mostrou cartão amarelo a Jardel num lance em que Toy se podia isolar. O lance descreve-se como um por e tirar de braço à frente do adversário, com este a aproveitar o balanço para se deixar cair. O Tribunal do JOGO por unanimidade concorda com este cartão (discorda também por unanimidade do 2º que deu a expulsão).

Onde pretendo chegar? Simples. No jogo da Taça, Sapunaru agarra Saviola no ombro, que já lançado em corrida, desequilibra-se e cai. Saviola estava enquadrado com a baliza e não tinha outro jogador entre si e o guarda-redes. Foi assinalada falta? Não! Graças ao camarada Vasco ficamos a saber que deveria ter sido assinalado livre directo contra o FCP e admoestado Sapunaru com 2º cartão amarelo (no mínimo).

O jogo estava 0-0. Alguém acredita que o Benfica perdia a eliminatória a jogar contra 10? Não creio. O Benfica foi Xisliminado da Taça por erro grosseiro de arbitragem. Erro de manual (contra FCP isto não acontece)!

5 comentários:

  1. Caríssimo, fica a sugestão: até porque o conteudo é interessante: Altera o fundo do blog para uma cor mais clara e a letra para mais escuro ou o inverso (mantens o fundo negro e alteras a cor da letra para branco)! Ah e MAIOR, a letra.

    Cansa a vista ler tão pequena e vermelho vivo.

    Já pus o teu blog na lista de blogs do GB

    ResponderEliminar
  2. É isso mesmo. Segue as instruções do GB.
    Aliás já te tinha dito isso há dias, se ciontinuares a escrever assim não tens muitos leitores...eu próprio só consegui ler 20% do que escreves.

    ResponderEliminar
  3. ALTERNATIVA: Fechas o blog e vens escrever para o GB onde todos te leem e onde não ha qualquer restrição de conteudo. Cada um escreve o que quer e é responsável por isso!

    ResponderEliminar
  4. O Sistema existe, e corrupto, toda a gente sabe, a blogosfera Benfiquista chora baba e ranho e acaba por se notar uma conformidade absoluta.

    Nao ha nada a fazer? Eu recuso-me a pensar assim, pois so a inercia, os silencios e a falta de coragem da direcçao do, de longe, maior clube de Portugal, permitem que um clube de cidade, apos condenaçao dos seus dirigentes, continuem impantes a adulterar a verdade desportiva.

    CORAGEM E INTELIGENCIA, PRECISA-SE.

    ResponderEliminar
  5. Olá pessoal. Agradeço os comentários uma vez mais. Quanto à letra, já a aumentei um pouco mais, mas vou passar ao escalão seguinte. De facto os textos que escrevo são um pouco extensos e era para não ocupar muito espaço :) Quanto ao Geração Benfica, obrigado. Até poderei ir lá, se me dizem que posso colocar texto, mas não poderei fechar este blog. É uma coisa pessoal :) Quanto ao Viriato, gostei do teu e-mail para o Villareal. QUanto ao Manuel, meu caro, enquanto a Direcção do Benfica não quiser perceber como funciona esta "marmelada", não há hipótese. Eles ganham quantos títulos quiserem. Ao longo dos próximos tempos tenho ideias para escrever sobre o "Manual de Arbitragem" e outros relacionados. Espero deixar claro o que penso sobre como funciona esta treta chamado futebol "portoguês" ...

    ResponderEliminar