quarta-feira, 29 de junho de 2011

O atletismo, a TV e o SCP

Portugal, 29 de Junho de 2011

O Benfica venceu o campeonato nacional de atletismo ao ar livre, somos portanto CAMPEÕES passados 15 anos, e é com grande alegria que partilho a emoção deste título. Tratou-se de uma vitória à Benfica, na última prova, possivelmente na última curva da corrida de 400 m planos! Uma vitória com muito suor, crença e lágrimas.

Dado o ineditismo desta vitória, que interrompe um ciclo de muitas (demasiadas) vitórias do SCP, pensei que as Televisões dessem destaque ao assunto. Mas avaliando pelo teletexto da RTP, não creio que isso se tenha passado. De facto quando o SCP conquistou o campeonato de Futsal, o teletexto da RTP abriu 3 linhas para notícias relacionadas com essa vitória. No caso do Atletismo do Benfica a mesma RTP abriu ... zero! Lá se vai a tese de que “a comunicação social fala do Benfica porque o Benfica é que vende”.

Não posso fazer mais comparações do que esta, porque por azar, nos dias seguintes à vitória do Benfica, vi pouco noticiário e ainda por cima, não consegui apanhar a parte do desporto. Mas não duvido nem um pouco que o critério seguido pelos censores da RTP, estação pública de televisão, na parte do teletexto, tenha sido o mesmo seguido para divulgação noticiosa da vitória. Pouco mais que zero.

Importa então fazer a comparação com a vitória do Futsal do SCP, e encontrar uma explicação mais lógica e realista do que a bazófia simplista de que “o Benfica é que vende”. E para mim a explicação é simples: o Benfica é utilizado para promover tempo comercial que rentabilize o investimento publicitário, mas em troca o Benfica não é bem retratado, não é bem promovido por esta mesma comunicação social que vende bem a publicidade quando o Benfica é noticia. E porque razão não lhes interessa que o Benfica tenha uma boa imagem junto do público específico de cada órgão de comunicação social? Porque as mensagens positivas galvanizam, potenciam a relação adepto/clube/atletas, dão estatuto ao clube por cada vitória noticiada, significam uma mensagem de esperança para a modalidade ou modalidades vitoriosas, etc., etc.

Infelizmente muitos altos dirigentes do Benfica ou analistas desportivos de renome, gostam de se desculpar – quando não sabem dizer mais nada – que as notícias especulativas da comunicação social são apenas porque o Benfica vende. Nada disso. O Benfica é atacado para fragilizar a relação entre o adepto e o clube, para potenciar o desânimo, para enfraquecer ou dificultar a aquisição de níveis mentais superiores. Ou seja, isto não é uma brincadeira, é uma “guerra” que tem de ser encarada como tal. Cruzar os braços tem sido a pior das estratégias...

Mudando ligeiramente de assunto, li hoje no invariável Correio da Manhã, que o SCP está a pensar impugnar o título de campeão do Benfica, porque numa das corridas um atleta do Benfica tocou, eventualmente obstruindo a corrida do atleta do SCP, e isso teria tido influência na classificação final (que foi à justa). Do SCP a gente nunca pode esperar nada de positivo. A fotografia que o CM utiliza para sustentar a argumentação do SCP é mais do mesmo: promoção às teses leoninas. A promoção que não fazem às vitórias do Benfica.

A ser verdade que a impugnação avança, que sirva de lição (difícil, pois em 10 anos não aprenderam quase nada) ao Sr.º Vieira e Cª, pois que já este ano, no campeonato de atletismo em pista coberta, um atleta do SCP entrou na pista do atleta do Benfica, empurrando-o ao ponto de quase o fazer cair. O Benfica venceu a corrida e o SCP ficou em 2º lugar. Logo na hora, os responsáveis do Benfica recorreram da decisão dos juízes de pista que não desclassificaram o atleta do SCP. Estes defenderam-se dizendo que só consideravam o empurrão e que este não tinha provocado dano ou que não tinha sido intencional. Ora a invasão de pista adversária dá desclassificação nos Jogos Olímpicos. E se o atleta do SCP fosse desclassificado, o Benfica tinha sido campeão.

O Sr.º Vieira protestou? Fez a parte que sim. Um embuste! Agendou uma reunião com a FPA e saiu de lá todo contente porque a reunião tinha sido proveitosa. A ver se não nos tiram agora um título mais que justamente conquistado.

3 comentários:

  1. O coentrao despediu-se ontem dos colegas e treinadores... madrid, por isso é engraçado que o que se escreve hoje nos jornais é sobre a desestabilização que o proprio ou situação tras ao benfica, é incrivel, seguramente nao serei eu o unico a saber disto.

    ResponderEliminar
  2. A desestabilização do Benfica, através da divisão dos adeptos acerca de assuntos que vão sendo meticulosamente lançados por uma agenda escondida da comunicação social, é apenas mais uma das razões porque temos de ser quase excelentes para sermos campeões.

    E ser excelente em futebol é muito raro, quase tanto como os títulos que temos conquistado.

    Como digo: tudo bem programado pela comunicação social, que lança temas de debate e divisão entre os adeptos do Benfica.

    ResponderEliminar
  3. http://pulpuscorruptus.blogspot.com/

    a visitar

    ResponderEliminar