quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Castigos de um "sistema" eficiente


Portugal, 19 de Setembro de 2012

Num curto espaço de tempo, o nosso clube foi castigado com duas aberrações jurídicas: (1) o treinador Jorge Jesus, foi punido com 15 de suspensão por ter afirmado após a última derrota com o FCP que “o árbitro assistente viu (o fora de jogo) e não assinalou porque não quis), (2) Luisão, esteio da nossa defesa e nosso capitão, foi suspenso por 2 meses por uma farsa encenada por um árbitro da 2ª divisão alemã, castigo esse estendido às competições internacionais, o que quer dizer que não joga 4 encontros da Champions, 1 da Taça de Portugal e 6 da Liga.

Deve também ser sublinhado que o processo de Jorge Jesus decorreu em ritmo “normal” e assim o CD da FPF pôde escolher o melhor timing para anunciar esse castigo. E escolheram um período em que não houve jogos oficiais. Surpresos? Não. Há que alimentar a tese, de há anos, que o Benfica manda na FPF, na Liga e em tudo que organize as provas de futebol. Tese que agrada ao sistema que assim tem uma máscara para apresentar aos adeptos do futebol, enquanto por debaixo da máscara vai fazendo e cozinhando os títulos para o FCP.

o processo de Luisão decorreu com carácter “urgente”, não se sabe bem porquê, tendo sido recebido o relatório do árbitro alemão em 17 de Agosto, e sido instaurado de imediato o processo disciplinar. O castigo foi anunciado em 14 de Setembro, o que convenhamos foi bastante mais rápido do que a habitual forma de trabalhar da CD da FPF. Podemos afirmar que este castigo foi calendarizado para esta fase da época? Parece-me que não. O que se pode afirmar é que a transformação de um encosto – conduta incorrecta – numa agressão, permitiu invocar os tais artigos dos Regulamentos da Liga que na melhor das hipóteses previam 2 meses de suspensão. E assim prejudicar o Benfica.

Para além da celeridade aplicada a Luisão, quiçá para mostrar à FIFA e UEFA que a FPF trabalha bem, e que podem continuar a requisitar árbitros portugueses, sempre dos que ajudam o sistema a funcionar, ficou evidente outra anormalidade, o voto contra do Dr.º Herculano Lima, o tal adepto do FCP que vai de cachecol assistir aos jogos do seu clube.

Voto contra que também exercera no caso de JJ. Estranho não? Para mim é estranho, pois recentemente no recurso do Benfica ao castigo a Aimar – este cavalheiro votou a favor da punição dos 2 jogos. Porque votou ele agora favor do Benfica, sabendo que perdia?

Para começar talvez por isso mesmo: porque não influenciava a decisão, ambas desfavoráveis ao Benfica. Mas apenas por isso? Vejo outra ligação. Como já aqui expliquei, o Benfica contratou o Sálvio não só para reforçar uma posição onde já tinha 3 bons jogadores e depois do Sr.º Vieira ter anunciado um 2012 menos gastador, mas também para que o Atlético de Madrid pudesse pagar ao FCP uma dívida. Será então que este voto vencido foi uma forma de mostrar simpatia pelo presidente do Benfica? Julgo que sim.

Tudo isto é muito estranho, tanto mais que, conforme noticiou a BOLA em 21 de Agosto, por palavras ditas pelo empresário de Luisão “a Direcção do Benfica tem transmitido a Luisão que o capitão «tem poucas chances de ser castigado» na sequência do episódio protagonizado com o árbitro do jogo com o Fortuna Dusseldorf”. Ora não seriam estas, informações que a Direcção do SLB recolhia de dentro do CD da FPF através do amigo Fernando Gomes?

Se o Benfica fizesse estas afirmações pela certeza da qualidade da nossa defesa, no processo então não se compreende o desfecho do caso. Fomos incompetentes a elaborar a defesa de Luisão? Não creio. O que acredito é que o Sr.º Vieira foi bem “mamado” pelos seus amigos do FCP... uma vez mais...
Não sei se por ter sido “mamado” ou porque o Dr.º Fernando Gomes não lhe deu qualquer indicação nesse sentido (como na ida à Alemanha pedir desculpas ou quando o instigou a criticar o árbitro do Chelsea - Benfica), o que é certo é que a Direcção do Benfica ainda não se pronunciou sobre a internacionalização do castigo a Luisão, a tal componente que alegadamente a CD da FPF não tinha pedido ...

“Confiem em mim” dizia ele quando anunciou que o Benfica apoiava Fernando Gomes ....

Sem comentários:

Enviar um comentário