quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nuno Golos ou Nulo Gomes?


Portugal, 7 de Junho de 2012

De vez em quando debatemos temas sem qualquer sentido de oportunidade ou sentido pedagógico. A questão dos avançados, pontas de lança, matadores, etc, é uma delas.

No nosso clube caímos muitas vezes numa espiral de asneiras e erros de avaliação, que não ajudam a equipa a ser mais forte. Adeptos que pensam de forma errada, apoiarão de forma enviesada o que na minha opinião, não ajuda a equipa a ser melhor.

A questão da saída de Nuno Gomes, por contra ponto às críticas sobre Cardozo, é uma questão interessante e que parece fazer pender a balança para o “mais vale cair em graça do que ser engraçado”. Cardozo é mais útil ao Benfica mas Nuno Gomes aparenta reunir mais apoio entre os adeptos. Ou faz sentir mais saudades...

Muito se escreveu e disse quando o Benfica decidiu não renovar com Nuno Gomes. Algumas frases, protagonistas, datas e órgãos de comunicação social onde foram projectadas:

Nuno é um jogador fantástico e seria bem-vindo em qualquer clube. Não merecia este tratamento. Não tenho dúvida de que seria uma mais valia para o Sp. Braga – Quim, RECORD, 9 de Junho.

Costinha mostrou-se surpreendido pelo anúncio do final da ligação entre Nuno Gomes e o Benfica, salientando que o avançado tem muito para dar o futebol – Costinha, RECORD, 15 de Junho.

Liguei hoje [ontem] ao meu amigo Luís Filipe Vieira a dizer que foi um erro. Tenho grande estima pelo presidente do Benfica, que salvou o clube, mas nesta situação do Nuno Gomes penso que não foi encontrada a melhor solução - Manuel Alegre, BOLA, 16 de Junho.

Espera-se sempre de uma instituição como o Benfica, dada sua grandeza, algo diferente em relação aqueles que marcam uma passagem pelo clube e que é o caso do Nuno Gomes. O processo visto de fora não me parece que tenha sido bem conduzido, claramenteFernando Santos, SAPO online, 16 de Junho.

Nuno Gomes foi ontem apresentado como jogador do Sp. Braga e o emblema minhoto já vende camisolas com o seu nome, algo nunca visto no primeiro dia da pré--época do clube. A imagem de ‘superstar’ do avançado começa a dar lucro ao Sp. Braga e arrastou mais de mil pessoas ao estádio e ao primeiro treino de Leonardo Jardim – Matilde Rocha, CM, 2 de Julho.

Como se percebe por esta amostra aleatória, onde ainda faltam as opiniões alarmistas de Luís Avelãs ou António Magalhães, dois não benfiquistas do RECORD, sempre com a caneta afiada contra o Benfica, podemos constatar como Nuno Gomes era importante para o Benfica. Não tenho opinião idêntica porque os meus valores no futebol são distintos destes que fazem escola no nosso clube.

Olhando aos números, vemos que Nuno Gomes marcou 67 golos em 9 épocas desta 2ª passagem pelo Benfica, marcando no total 166 golos em 398 jogos, nas 12 épocas que vestiu a camisola do Benfica. Foi na Direcção de Vale e Azevedo que curiosamente Nuno Gomes atingiu os seus máximos pessoais, marcando mais de 20 golos quer com Souness (e os ingleses como diziam as “más” línguas), quer com Heynckes. Nos mandatos Vilarinho e Vieira o melhor que conseguiu foram 15 golos em 29 jogos com Koeman.

Os números são como o algodão e não enganam. Mas para explicar a enorme diferença de golos marcados entre Cardozo e Nuno Gomes, já li uma teoria algo fantasista, que sustenta esta diferença na qualidade dos actuais flanqueadores do Benfica! Quando se pensa o futebol pelas nossas convicções e não por aquilo que ele de facto é, podemos cair no ridículo. Como explicar então os 23 golos marcados com os ingleses de Souness e as muitas estadias no banco?

A questão é pois diferente. O tempo de Nuno Gomes no Benfica passou há muitos anos. Foi um erro recontratá-lo à Fiorentina, pagando prémio de assinatura não divulgado mas que se constou que atingiu 4 milhões de euros pagos em 4 épocas. Cardozo é superior em todas as comparações que se queiram fazer, excepto nos cabelos a voar e no passo de corrida.

Prefiro os golos de Cadozo, porque está bom de ver que não interessa como se marcam, mas que se marquem ...

4 comentários:

  1. Apesar do drama criado pela comunicação social no ano transacto, quando Nuno Gomes saiu, onde se destacam frases tais como "a melhor eficácia do ataque do Benfica com 5 golos marcados em 92 mn", a verdade vem sempre ao de cima. Com condições de apoio inequívocas, numa equipa que joga sem pressão e com boas arbitragens, Nuno Gomes marcou 6 golos em 20 jogos.

    Melhor teria sido se aceitasse o lugar que lhe tinham reservado na estrutura do Benfica ....

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pessoal. Ainda me faltaram palavras para "contrastar" mais a comparação. Por exemplo os golos de Cardozo nos 5 anos que leva de Benfica ou a real contabilidade dos golos de Nuno Gomes nos primeiros 3 anos de Benfica, antes de ser vendido à Fiorentina. Claro que também faltam citações das opiniões de Avelãs e Magalhães, como referi, que por falta de espaço e porque não vejo necessidade de voltar ao tema, não acrescentei aqui ...

    ResponderEliminar