sábado, 19 de julho de 2014

O rei vai nu...

Portugal 19 de Julho de 2014

Confirmaram-se alguns dos rumores que circulavam nas páginas dos jornais e restante comunicação social. Da equipa campeã que também venceu a Taça de Portugal e a Taça da Liga, e que foi finalista da Liga Europa, confirmam-se as saídas de Garay vendido por 6 milhões de euros, Siqueira com opção de compra de 7 milhões não exercida, Oblak vendido por 16 milhões (valor da cláusula) e Markovic por 25 milhões (cláusula de rescisão de 40 milhões).
Como se sabe, cada um destes jogadores nucleares (Markovic será o menos importante nesta perspectiva) teve uma história de saída distinta. (1) Garay que custava ao Benfica cerca de 3,5 milhões de euros anuais em salários e tinha contrato até Junho de 2015, foi vendido a preço de saldo naquilo que considero ser um “crime lesa futebol benfiquista”. (2) Siqueira, jogador que resolveu um problema com mais de 5 anos na lateral esquerda, não convenceu Vieira ou a Direcção do Benfica, a exercer a cláusula de compra de 7 milhões de euros, havendo duas versões antagónicas para justificar esta opção. O Sr.º Vieira disse que os salários pedidos por Siqueira eram incomportáveis para o clube/SAD (entrevista à RTP no Museu Cosme Damião), e o jogador desmentiu-o mais tarde dizendo que nem sequer chegaram a falar de salários. (3) Oblak tinha contrato até Junho de 2015, foi transaccionado pela cláusula de rescisão. (4) Markovic com contrato mais alongado, cujos direitos económicos repartíamos com um Fundo do empresário Pina Zahivi, foi vendido por 25 milhões, valor abaixo da cláusula de rescisão.
Pode-se concluir que existem diversos motivos para explicar cada uma das saídas, mas todos esses motivos afunilam numa só conclusão acerca da gestão económico - desportiva do Benfica e que se ilustra com a antítese da história do “rei nu”. Na realidade deste Benfica são os adeptos que vêm grande qualidade na roupa do rei, e o rei (mais um numero limitado de acólitos) é o único que sabe que não traz qualquer roupa vestida.
Para tirar estas conclusões baseio-me em dois vectores argumentativos que o Sr.º Vieira, aconselhado pelos seus acólitos, vai “vendendo” nas suas fugazes aparições televisivas: 1) sabemos para onde vamos, o caminho é longo e difícil, mas com a ajuda de todos seremos bem sucedidos, 2) este foi o último exercício em que tivemos de vender jogadores para equilibrar a situação financeira do Benfica.
Dando o crédito que estas mensagens não têm, como venho dizendo há anos, temos de concluir que a gestão do Benfica é uma farsa monstruosa. Uma farsa planeada, executada e publicitada com perversidade, na medida em que não é tido em conta a crença, sofrimento e paixão dos adeptos, mas todos os anos se inventa um qualquer novo argumento para continuar a planear e executar uma estratégia contra os interesses do Benfica, ou seja, contra a confiança, sentimentos e paixão dos sócios e adeptos.
Este tipo de gestão do vender rápido e na primeira oportunidade, só se explica pela mentira sobre a solidez das contas do Benfica e pela mentira sobre o benfiquismo do Sr.º Vieira. Não se pode entender de outra forma este tipo de gestão! O Benfica é campeão, tinha finalmente uma equipa estruturada a partir dos processos defensivos, tinha finalmente um defesa esquerdo consensual e competente, um guarda redes difícil de bater e com margem de progressão, defesas, médios, atacantes, enfim, poderíamos sonhar a passar à fase a eliminar na Champions League, e que faz o Sr.º Vieira? Isto que temos visto...
As perguntas que ficarão sem resposta são: se Enzo Peres renovou contrato antes de sair para o Mundial, como ele referiu, porque razão Oblak e Garay não tiveram igual tratamento quando se sabia que os seus contratos terminavam em 2015? Se a situação financeira do Benfica é equilibrada, o que leva o Benfica a vender Markovic, 19 anos e margem de progressão, por um valor muito inferior à sua cláusula de rescisão, que era de 40 milhões? Se no Benfica é tudo transparente, o que leva Vieira a fazer sucessivos negócios de aquisição de 50% do direitos económicos dos jogadores, sabendo-se que as comissões ganhas pelos empresários nas revendas são enormes e podem ser divididas com quem quiserem e com quem os ajuda a ganhar dinheiro tão fácil? O que leva Vieira a trocar um valor seguro como Siqueira, por um par de incógnitas como Benito e Djavan que custaram cerca de 5 milhões de euros, sendo que Djavan pertencia ao Corinthians Alagoano, clube do qual é proprietário o famoso Araújo da “fruta” e “café com leite”?

Mas para os Sr.ºs Gaspar Ramos e Joe Berardo, o Benfica está a fazer o que tem de fazer. O rei vai nu, mas os súbditos, entenda-se, os sócios e adeptos dizem que não...

13 comentários:

  1. Sempre armado e dando a impressão que que estás bem informado até dos trâmites e de todas as decisões tomadas no Benfica, o que é falso. O teu percurso e perfil é demasiado conhecido dentro e fora do clube para que alguém te possa dar crédito com excepção dos "benfiquistas" do Geração. Admiro a tua presistência mas és demasiado ingénuo pensando que levas a água ao teu moínho.Com toda essa presunção e certezas, porque não te candidatas às próximas eleições? Pode ser que consigas tirar da prisão e reabilitar JVA e com ele terminar a obra que ele começou.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, é um acto que não sei tudo,. longe disso.. mas não preciso saber tudo para tirar as conclusões justas e correctas, em face dos factos. E factos são aquilo que descrevi neste texto. Estou errado? Onde? Ajuda-me a perceber o teu ponto de vista...

    Sou uma pessoa demasiado conhecida? Uii.... mas sou um simples provinciano como dizem aí no léxico lisboeta.... Não tenho pretensões a ser mais do que isso, porque o Benfica é dos lisboetas! Só pela grandeza do seu passado glorioso e vencedor é que se espalhou pelo mundo fora... Mas hoje é cada vez mais um clube a definhar em torno de uns quantos "mamões", que "mamam" e dão a "mamar".... tudo se compra numa cidade onde as pessoas vivem com o fito de ter mais que os outros....

    Há de facto um dossier em que conheço mais do que outros, muito mais... o dossié Vale e Azevedo. A Direcção que o acusa sempre com base na falsificação das fotocópias não tem explicação para, facto, após tantos anos, nunca terem descoberto o local do tesouro, entenda-se, onde para o guito. Até o barco Lucky Me já foi vendido, e JVA estava preso.. não teria sido fácil seguir o "representante" de JVA nessa venda? Era. Mas ninguém seguiu porquê? Fácil de concluir, mas tu só acreditarias se viesse plasmado no jornal o PRAVDA...

    E se há coisa que não posso deixar passar é a "obra que ele começou". Só um imbecil pode comparar negativamente a situação económica que ele encontrou, e a que ele deixou... ao contrário, veja-se no que está transformado este Benfica, alimentando o Sr.º Empresário da Construção Civil, que antes também teve negócios de pneus.. e tudo de forma legal,. note-se.. longe de mim estar aqui a atirar pedras que não posso atirar.. agora é tudo legal. Por exemplo: o Benfica compra um jogador em que 50% são de um Fundo. Mas no acto da escritura do negócio só está lá uma pessoa: o Sr.º Vieira. Pode acontecer, note-se, pode acontecer não quer dizer que aconteça, que o Benfica pague a totalidade do custo do jogador e ceda de imediato 50% dos direitos económicos ao Fundo. Basta que o único "benfiquista" que está lá argumente que o Benfica tem contas a acertar com esse Fundo, por exemplo. Note-se, isto são meras hipóteses, mas na hipótese (passe o pleonasmo) de acontecer, já reparaste que deste 12,5 milhões aos teus amigos do Fundo? Achas que esses 12,5 milhões vão ficar apenas nas contas do Fundo?

    Por alguma razão Vale e Azevedo contratava 100% do jogador e directamente ao clube vendedor. E o ingénuo sou eu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu anónimo, não? Claro.
      Como o argumento é sempre o mesmo e o honesto é que está preso com dezenas de tentativas para de lá sair e sempre negadas por todos os tribunais, vou só referir-me ao último parágrafo: 100%,que embolsava na totalidade e pelos quais (e outros) continua encarcerado.Isto sem falar na retirada do direito de exercer advocacia, primeiro por 10 anos e agora definitivamente. Que estranho conceito de ingenuidade, perdão,honestidade.

      Eliminar
    2. Lemos, já te convidei para vires cá a Portugal para termos um frente a frente para ver se consegues dizer-me na cara, aquilo que escreves por aí....és um covarde seboso....

      Eliminar
    3. Já me desafiaste? Quando? Mesmo assim,repara estou a tremer de medo!!! É fácil desafiares mas só o fazes mascarado e atrás de um teclado.
      Chamas cobarde a toda a gente e não dás a cara? Põe aqui o nome e a foto para toda a gente conhecer a tua fachada.
      Coragem, onde estás?
      Eu conheço-te e não preciso disso mas há muita gente que gostaria de conhecer-te para te fazer uma pequena carícia ou obrigar-te a apresentares provas do que escreves. Se não sabes, há quem tenhas provas das tuas tentativas de crime contra o Benfica, como cópia adquirida oficialmente do processo Euroarea, providencias cautelares e outras coisas que podem provar o conspirador oportunista que sempre foste contra o Benfica e a favor do vígaro Azevedo.
      Livraste-te uma vez de uma boa "escovadela" mas se eu tiver outra oportunidade não vou falhar. Da outra vez até estava para te enfiar a camara fotográfica na careca só que duas pessoas me seguraram. Sabes onde? No lançamento do Apagão do velho Farinha, lembras? Na próxima não vou falhar, acredita.
      Experimenta identificar-te.Como disse, anda muita gente com votade de te pintar a fachada de vermelho, só é pena seres cobarde para não apareceres. Quanto ao que escrevo sobre ti, assino por baixo, sem medo e com convicção. E provas existem.
      Demonstra uma vêz mais a tua cobardia apagando este comentário como fizeste ao que respondi ao Vipviper. Vou arquivar este como tantos outros para um dia (nunca se sabe) poder esfregá-lo nessa cara de tanso armado em chico esperto cobardola escondido.

      Eliminar
    4. Ó Lemos, tu não enganas ninguém, pá... o do Cabelo do Aimar já te ridicularizou, mais à tua famosa rede de investigação que tens espalhada pelo país e pelo mundo.... és um covarde que de vez em quando tens de te travestir de outros nicks... és um triste pá, e burro.. então estavas no lançamento do livro do Alfredo Farinha? E que foste lá fazer? Pedir um autógrafo? Eram outros tempos em que tinhas dúvidas sobre o projecto bêbado/condutor de camiões? Olha, lembras-te mais disso do que eu, que nem faço ideia se lá estive... Mas se me conheces porque razão queres que ponha aqui a fotografia? Tinhas a máquina fotográfica, porque não me tiraste fotografias? Fantástico.. para além de covarde e burro, também és estúpido....

      Não sei se alguém mais vai ler isto, mas aproveito para esclarecer que juntamente com um conjunto enorme de benfiquistas anónimos, interpusemos 3 providências cautelares contra as decisões da AG do Benfica, ao abrigo de um direito estatutário legitimo e que, como agora se prova, o tempo nos veio dar razão... O Benfica está falido mas os intermediários que essas decisões da AG vieram trazer para dentro do Benfica, como Joaquim Oliveira, empresa´rios de futebol e BES até à sua falência, foram grandes beneficiários das poupanças dos sócios e adeptos do Benfica, sem contrapartidas desportivas para o Benfica...

      Só imbecis com este Lemos pseudo detective privado, é que não percebem...

      Eliminar
    5. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

      Eliminar
    6. Ó Lemos, deves estar em fase final de demência ou em pré situação de Alzheimer.... És muito aldrabão e ordinário, ou não fosses tu adepto do charlatão Vieira que não sabe explicar em que ano recebeu a águia de Prata dos 25 anos.... é pá, mas como és um grande detective, podias ajudar-nos a descobrir onde é que Vale e Azevedo escondeu o dinheiro que a Direcção do charlatão continua a dizer ele roubou...

      Não esqueças que em tribunal só se provam crimes de falsificação de documentos... o que é bem diferente pois o Tribunal pode estar a dar como boas falsificações feitas pro outros... mas de descobrires onde o homem tem o dinheiro, aó já a coisa muda de figura...

      No resto, achei que quem se der ao trabalho de ler isto, não pode ler mais umas quantas aldrabices. Esclareço o seguinte: 1) nunca fui administrador do fórum do Benfica e como tal nunca poderia colocar lá fotografias, ainda mais tiradas por mim que nem me recordo de estar nessa apresentação, 2) nunca exerci funções na Santa Casa da Misericórdia e para os muito estúpidos como o Lemos, digo que basta preencher uma ficha de inscrição para ser irmão, 3) entrei para o lugar de técnico superior da Câmara Municipal de Vila Flor em Junho de 1989 onde fui concorrente
      único, por isso também não sei onde é que foram buscar a teoria das benesses.

      Só um tarado pode continuar a inventar coisas sobre a minha pessoa. Mas um dia vamos conhecer-nos e aí vais deixar de dizer o que quer que seja!

      Eliminar
    7. Porra que este tarado não se enxerga... Não falei da Protectora dos Animais porque é uma Associação que a minha mãe criou e paga do bolso dela! Só dela, porque não tem ajudas de mais ninguém... Foda-se que grande filho da puta és Lemos! Aldrabão como o presidente que não sabe explicar quando recebeu o emblema de prata dos 265 anos.. Grande albrabão e grande filho da puta... pá, vai pró caralho seu monte de merda.... Eu não sendo administrador do Fórum do Savelha como é que podia lá ter colocado as fotografias se não tinha essa opção? E quanto à Santa Casa podes publicar na merda do teu blogue que estou na lista que vai discutir as próximas eleições.. e que apenas sou irmão desde Janeiro de 2014.. vai pró caralho tarado de merda... Se tens tomates e publicas a merda que aqui colocas, publica também esta resposta.. se tens um pingo de honestidade pá...

      Eliminar
    8. Andas irritado, pá. Só porque o tribunal recusou a soltura do teu amado Azevedo atiras-te aos outros? Tem calma pá, devias ir mais vezes ao blogue desse tal Lemos e vais ver que ele não tem medo de ninguém, não creio que tenha de ti.

      Eliminar
    9. Olha lá meu grande filho da puta asqueroso, reles, ordinário, tisico, tarado, vai caluniar a grande puta que te pariu pá... hei-se ir ao teu blogue mas quando quiser processar-te grande cabrão filho da puta... aldrabão profissional e grande filho da puta é o que tu és... podes mudar de nome quantas vezes quiseres que já topei o teu esquema... teu e de uma corja igual a ti.. cambada de frustrados .... vai lá investigar se é o Vieira que está a mentir no caso Oblak, ou se é o Atlético... Vai-te foder grande panascas filho da puta..... hás-de pagar o que me andaste a caluniar grande cabrão...

      Eliminar
  3. Retirei dos dois comentários porque eram iguais e me tinha esquecido de acrescentar mais uma explicação: 1) eu estou identificado, enquanto tu te escondes atrás do teclado, 2) fui expulso do tal Nova Geração Benfica, não sei em que é que eles gostam do que escrevo.. andas distraído, a ler pouco ou não percebes patavina do que se passa (o que não surpreende, a avaliar pelos teus comentários ao texto)....

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que falas da nossa Justiça- Recordemos então que João Vale e Azevedo foi detido em frente às câmaras de televisão, em público, com total achincalhamento como foi reconhecido por alguns. Quanto a Ricardo Salgado, do BES, que pôs em causa a economia de um país, pelo contrário, negociaram a detenção com sua Ex.ª.... Ingénuo eu? Daaa....

    E continuas sem responder a um alinha do meu texto e mais, sem responder onde é que JVA tem o dinheiro que dizem quer tirou ao Benfica (apesar de ter deixado o Benfica melhor do que quando o tinha recebido, porque os que o antecederam geriram bem o clube e até tinham um saco azul....)

    ResponderEliminar