terça-feira, 11 de junho de 2013

A minha selecção 2004 (parte I)

Longe da vista ficaram também os meus colegas jornalistas que almoçam, jantam ou passam férias à conta de empresários de futebol para que certas notícias sobre certos jogadores sejam publicadas para inflacionar o valor desses atletas. (Ainda hoje o esquema é esse. Nada mudou...)
Luís Costa Branco, opinião em RECORD em 27-01-2004

E agora José? (referência a Mourinho) (título que revela a mesma intimidade que ainda hoje a comunicação social tem com certos agentes do futebol, em particular do FCP e SCP)
Título da Grande Reportagem – 08-05-2004

"Não sei se os jogadores falados estão contratados. O que eu sei é que um dia antes da final (da Taça de Portugal acrescento eu) não é a altura certa para se saber que foi contratado um guarda-redes. Como treinador a situação irritou-me, como aos jogadores que estão no balneário. Se está contratado, quem o fez deve sair do Benfica", esclareceu, criticando assim os responsáveis da SAD. Camacho – RECORD 15-05-2004 (o responsável por essa contratação e pela do Sálvio, Lima e Ola Jonh por quase 20 milhões, ainda está cá. Camacho, é que teve de sair porque ficou sem espaço, e aceitou o convite que não queria aceitar: treinar o Real Madrid)

“Com o Maniche, não senti nada na altura. Nem me apercebi se me tinha tocado com a cabeça, o ombro ou o cotovelo. Só depois, no jornal, é que vi que ele foi um pouco maldoso. Já com o Derlei, só queria dar-lhe um toquezinho mas sem qualquer maldade. Se fui duro peço-lhe desculpas." Fernando Aguiar – RECORD 19-05-2004 (há quase 9 anos, tal como hoje, os jogadores do FCP utilizavam um excesso de virilidade, neste caso até foi violência não sancionada por Lucílio Batista, para intimidar os nossos jogadores. Para o Sr.º Vieira temos de “jogar mais” e apoiar o Dr.º Fernando Gomes)

 “Não sei se os adeptos sabem, mas o clube depende dos bancos para tudo. O nome Benfica, Estádio SA diz tudo. O presidente está a trabalhar muito para pagar o estádio, as dívidas, não sobra dinheiro para contratações (cá está um sinal de que o estádio veio acrescentar mais problemas financeiros aos que havia, e não veio trazer soluções para o clube. Hoje que está quase pago pelos sócios, já pode ser dividido com os accionistas particulares como Luís Filipe Vieira, Somague, BES e Joaquim Oliveira). Podíamos ter contratado Ronaldinho em tempo útil e com ele, se calhar, as dívidas estariam pagas hoje em dia. Mas não havia dinheiro. Camacho – BOLA 22-05-2004 (mas em contra partida havia dinheiro para o guarda-redes Yannick e outros jogadores do Alverca, como o sobrinho do Futre, que nesse Verão passaram do Alverca para o Benfica. É a tal “pesada” herança)”

O presidente do FC Porto, primeiro contestatário do centralismo do Terreiro do Paço, hoje transformado num enorme pombal, teve a arte de atrair para o seu território todo o tipo de políticos, desde ministros, secretários de Estado, deputados, autarcas, etc (e até o Sr.º Vieira nos anos 90 do século passado, tenho de lembrar). Qual o objectivo? Rui Santos, Correio da Manhã 23-05-2004 (o que se tem visto: ganhar mais e mais no campo desportivo, para assim continuar a ganhar mais e mais nos negócios do futebol. Em Lisboa, o SLB e o SCP continuam a discutir os treinadores ou os jogadores)

A SAD vai canalizar esforços no sentido de se inteirar da vontade de Luiz Felipe Scolari treinar o Benfica nas próximas épocas. Os contactos vão avançar nas próximas horas com o empresário do técnico”
Notícia BOLA 24-05-2004 (Scolari já tinha sido falado quando Luís Filipe Vieira foi à TVI dar uma entrevista ao telefone, onde manifestava confiança em Jesualdo, treinador que foi buscar ao Alverca – para variar. Na semana seguinte a esta intervenção, despediu-o após a derrota com o Gondomar. Mais um reflexo da “pesada herança”)

“Se a opção Scolari parecia, à partida, interessante para os responsáveis da Luz, a questão financeira poderá inviabilizar qualquer tentativa de conseguir o acordo do actual seleccionador de Portugal.”
Notícia BOLA 25-05-2004 (A Selecção de Portugal agradeceu as dificuldades do Benfica, do novo estádio, do Mantorras, Simão e legião do Alverca. Mas valha a verdade: em 2004 o Sr.º Vieira não falava na “pesada herança”. Lembrou-se ao fim de mais de 10 anos que o clube podia ter acabado em 2003)

O presidente do Benfica garantiu que até ao início da próxima semana será encontrado o novo treinador.” Notícia RECORD 25-05-2004 (o Record sempre esteve bem informado do que se passa no Benfica. O Record, tal como a SIC, foi associado pelo Dr.º Vilarinho aos “inimigos” do Benfica. Conversa da “treta” para enganar adepto, como se viu depois).

4 comentários:

  1. As minhas desculpas se enganei alguém, com o titulo. A ideia não era essa. Apenas não tive tempo para escrever um texto original, que está pensado, e recorri a uma selecção de frases que recolhi em 2004.

    Tem alguns aspectos curiosos e pode fazer alguma luz sobre a forma como o Benfica tem sido gerido. Em particular sublinho os sinais evidentes que no Benfica quem contrata é o Presidente, não querendo saber ou pouco se importando do que pensa o treinador, e qual o melhor timing do anuncio de uma contratação.

    A contratação do Yanick na semana em que defrontamos o FCP para a final da Taça, é um bom exemplo do que pensa o Sr.º Vieira do futebol do Benfica. E talvez isso explique tantos e tantos silêncios que nos incomodam tanto ainda hoje.

    No final tem sempre jornais como o RECORD (e outros) a puxar a teoria para o lado do treinador. O treinador é que falha sempre, o Sr.º Vieira vai saindo da sua gestão desportiva ruinosa, de forma airosa e positiva. Os sócios pensam pelos midia...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  4. gervasiocutileiro, aliás Joseph Lemos. Alterei o critério e passas a constar aqui como o campeão dos comentários removidos. Para toda a gente saber que és o meu maior "admirador". Quanto ao resto, aos poucos eu chego lá. Um dia vais pagar pelas barbaridades que tens aqui colocado e pelas aldrabices que tens escrito no teu blogue. Não estás a salvo nos USA, acredita ...

    ResponderEliminar